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“Me faz um com tudo aí...”

Há experiências de meditação e reinos no samsara que soam até parecidas com iluminação, mas que de iluminação não tem nada. Como é isso?

O monge chegou para o homem na carrocinha de cachorro-quente e pediu: "Me faz um com tudo aí" — essa piada exemplifica mesmo a visão budista?

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União com o todo: cachorro-quente de samsara

Iluminação e outras luminosidades budistas, artigo de Padma Dorje em tzal.org

Morte, renascimento, reinos, respostas de Padma Dorje em tzal.org

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Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?tendrel

Problema do mal no budismo? Não.

Sem um criador e sem uma ignorância com qualquer tipo de existência além de meras formações adventícias, como pode haver um mal verdadeiramente existente?
No vajrayana a prática principal da união de shamatha e vipassana é muitas vezes dividida em duas etapas principais, a criação ou visualização de uma deidade, e a dissolução dessa visualização. O que há para estudar sobre o estágio do desenvolvimento?tendrel

O estágio do desenvolvimento

No vajrayana a prática principal da união de shamatha e vipassana é muitas vezes dividida em duas etapas principais, a criação ou visualização de uma deidade, e a dissolução dessa visualização. O que há para estudar sobre o estágio do desenvolvimento?
Ao se procurar a essência da mente, nada é encontrado. Mas que tipo de conclusão é essa? Como ela ajuda na meditação, se ajuda?tendrel

Não encontrar não tem fim

Ao se procurar a essência da mente, nada é encontrado. Mas que tipo de conclusão é essa? Como ela ajuda na meditação, se ajuda?
As religiões abraâmicas têm problemas com o que chamam de “adoração de imagens” ou “ídolos”. O budismo, no entanto, em toda a sua diversidade, parece se dar bem com as representações de budas e bodisatvas -- seja através de uma noção de adoração direta, ou como um lembrete do Buda e de seus ensinamentos. Será que sempre foi assim? Será que o próprio Buda não preferia não ser representado? O que o colonialismo tem a ver com isso?tendrel

Adoração de imagens no budismo?

As religiões abraâmicas têm problemas com o que chamam de “adoração de imagens” ou “ídolos”. O budismo, no entanto, em toda a sua diversidade, parece se dar bem com as representações de budas e bodisatvas -- seja através de uma noção de adoração direta, ou como um lembrete do Buda e de seus ensinamentos. Será que sempre foi assim? Será que o próprio Buda não preferia não ser representado? O que o colonialismo tem a ver com isso?


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